quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Bolachas de chocolate e menta



Não sou muito fã de bolachas de chocolate, eu sei, é uma heresia da minha parte, mas estas bolachas de chocolate são algo diferente.
O açúcar mascavado em que são envoltas dá-lhes uma textura crocante muito boa e o creme de menta uma frescura que liga tudo muito bem.
Quando comecei a receita ía jurar que tinha essência de menta em casa mas era só imaginação minha, por isso substitui-a por xarope de menta, suponho que não tenha feito muita diferença.
Quanto às natas gordas, são natas com 40% de matéria gorda, usadas especialmente para molhos, porque engrossam melhor. As natas que usamos normalmente só têm 30% de matéria gorda mas foi das que usei, daquelas próprias para bater que, caso nunca tenham reparado, têm uma pequena porção de gelatina, precisamente para engrossar melhor :) serviu perfeitamente.
Para o tamanho das bolachas fiz a olho a primeira e pareceu-me bem. Pesei-a, tinha 13g e fiz todas as outras com o mesmo peso para ficarem iguais.
Fazer covas nas bolachas com o polegar não é tão fácil quanto possa parecer, a mão fica numa posição muito estranha :p E sugiro que tenham cuidado para a cova ficar uniforme, a tendência é para num dos lados ficar mais aberta, mas depois quando se coloca o creme este é fluido e pode escorrer.Seja como for são muito boas, vale a pena experimentar :D

Bom Apetite!

Mint Chocolate Thumbprint Cookies

Ingredientes:
Massa
60g de chocolate em tablete
110g de manteiga
40g de açúcar branco
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 gema grande
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de essência de menta
125g de farinha
30g de cacau em pó
1/4 de colher de chá de sal
75g de açúcar mascavado

Recheio
40g de chocolate branco
1 1/2 colher de sopa de natas gordas
1 colher de chá de essência de menta

Derreta o chocolate.
À parte bata a manteiga com os açúcares até ficar com uma mistura fofa. Junte a gema e as essências e bata bem.
Adicione o chocolate, misturando bem, e junte a farinha, com o cacau e o sal.
Embrulhe a massa obtida em película aderente e leve ao frigorífico por 40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200º e prepare tabuleiros com papel vegetal.
Faça pequenas bolas de massa e role-as em açúcar mascavado. Coloque-as nos tabuleiros e com o polegar faça uma pequena cova em cada bola. Leve a cozer por cerca de 25 minutos ou até estarem firmes.
Depois de prontas e enquanto arrefecem faça o recheio.
Ferva as natas e deite-as por cima do chocolate banco já partido em pedaços. Deixe o chocolate derreter um pouco, junte a essência e mexa bem até ficar cremoso.
Com uma colher encha as covinhas das bolachas com um pouco de creme e leve ao frigorifico cerca de 30 minutos para ficar consistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário